E o alimento, influencia no rendimento do meu estudo?

Mariana Sales – Nutricionista Clínica especializada em Nutricão Esportiva pela Fapes São Paulo

Maratona da OAB!!! Não é nada fácil não é mesmo?! Vem ansiedade, nervosismo, revisões e mais revisões... Mas a alimentação pode te ajudar a fazer uma prova com mais atenção, concentração e tranquilidade. Vejo muita gente olhando e se preocupando para diversos pontos, mas poucas ao que comer, o que levar, o que pode me ajudar na hora da prova?

Com uma alimentação mais equilibrada e saudável, você sente o seu corpo mais disposto e não sente aqueles mal-estares.

Vamos então à algumas dicas?!


- Sono – se preocupe com ele, tente regular e dormir de 7 a 8 horas. Sempre tentando deitar e acordar no mesmo horário, criando um fluxo e rotina ao seu cérebro, na hora do sono é nosso momento de descansar e recuperar, será de grande auxilio para que no dia da prova tudo que foi estudado fique mais “disponível”.


- Hidratação – 1 semana antes comece a ter mais atenção a esse ponto, andando sempre com sua garrafa para se hidratar ao longo do dia, e água é água ok?! Não substituir por sucos ou água de coco. No dia da prova a hidratação também é importante, mas se hidrate com moderação para não precisar ir muito ao banheiro.


- O nosso intestino é considerado o segundo cérebro, por ser capaz de executar funções independentemente do sistema nervoso central. Então a dica é evitar o consumo de comidas pesadas e industrializadas (frituras, comidas de pacotes, excessos de carne vermelha, doces), se alimente de pratos mais saudáveis com a presença de legumes, verduras, grãos integrais como Arroz, aveia, chia, sucos naturais e muitas frutas. Você não irá se sentir tão pesado e sentirá leveza para fazer a prova.

- Quem costuma ter muito nervosismo na prova e sentir o intestino “soltar” com dores de barriga e diarreia aconselho você evitar na semana e no dia da prova, alimentos que podem piorar este quadro, mamão, leite, ameixa, uva e iogurtes. Dê preferência maçã, banana maçã, fibras, raízes.

- No dia da Prova – aposte em um café da manhã bem equilibrado. Com Pão Integral ou alguma Raiz (excelente fonte de carboidrato de médio- baixo índice glicêmico) + uma boa proteína (pode ser ovos ou se você for vegetariano alguma Leguminosa) + frutas ou copo de suco sem usar açúcar.

- E ai vem a maior dúvida da maioria. O que levar para prova?


*Se você adora um chocolate, prefira os mais amargos como 70 – 80% cacau – os chocolates ricos em açúcar podem até lhe dar uma sensação de “disposição e alegria”, mas por conta da insulina isso cai rapidamente, podendo causar sono e letargia, nada legal para esse momento tão importante.


*Barrinhas de cereal podem ser uma boa opção – mas leia sempre a lista de ingredientes procurando opções sem açúcar (ou maltodextrina que também é açúcar) e sem conservantes. Temos boas opções hoje no mercado.


* Um Mix de Frutas secas + Nuts são excelentes, as frutas secas são cheias de glicose que nos dão energia e aliado as gorduras boas vão nos dar muita saciedade.


MIX DA NUTRI – Passas, damascos, castanha de caju e nozes (são excelentes para nossa memória!)


*Frutas – prefira frutas fáceis de comer e que não façam tanto barulho. Banana, uva, ameixa, abacate, morango, goiaba... E você pode aliar as castanhas ou amendoim torradinho.


* Evite Refrigerantes, ricos em açúcar (já explicamos o que pode causar) e os quem são a base de cola tem cafeína que podem nos estimular mais do que o necessário. Deixe seu corpo no tempo dele.


* Sanduiche Natural – pode ser bem legal principalmente se você sente muita fome. Prefira montar em casa – Pão Integral com frango desfiado, atum, uma pastinha com creme de ricota, folhas alface, rodelinhas de tomate. Aos vegetarianos, pode rechear com grão de bico cozido amassadinho e temperado com sal e azeite.

A alimentação é um grande aliado nesse processo de estudos. Claro que ter uma vida saudável vai lhe ajudar muito – Estudos já mostram que melhorar os hábitos alimentares até 3 meses antes de uma prova, nos trazem respostas incríveis no rendimento dos estudos e principalmente no dia da prova, por isso, seguir as dicas acima são bem legais mas busque ter hábitos melhores no seu dia, dia ajudando seu corpo em todo esse processo ok?!

BOA PROVA GALERINHA!